sábado, 28 de janeiro de 2012

Carlos Cruz

Ontem estive a ler a Sábado, como tanto gosto, e vi que havia um vídeo online para ver acerca do Carlos Cruz.



Eu nunca fui um rato de tribunais, embora reconheça que tudo o que envolve criminalidade, em especial este tipo de crimes de pedofilio, ou raptos, ou violações, ou homicídios, toda a história que envolve Guantanamo e a captura dos prisioneiros (acho que já li todos os livros possíveis sobre o tema) ou o que quer seja que põe fortemente em causa o lado psicológico, sempre me fascinou. Fascinou e fascina porque gosto de explorar estes casos (com os dados disponíveis, claro), ver até que ponto é que realmente há culpa, de que tipo de culpa se trata.. enfim... por alguma razão sou uma fã incondicional do já velhinho 12 Angry Man, de 1957, pois aquilo que nesse filme se passa, nem sempre acontece em tribunais, seja em Portugal, ou lá fora. Neste filme, houve UMA pessoa que se dispôs a dar o benefício da dúvida. A não ir pela lado fácil. A raciocinar. A montar e desmontar o puzzle todas as vezes necessárias. E com essa coragem, conseguiu levar todos os outros a pensar também.

Mas voltando ao Carlos Cruz. Eu não acho que ele é inocente. Mas também não acho que ele é culpado. Sinceramente.

Sinto que há de facto algo de estranho em todo este processo Casa Pia. As pessoas que dele fazem parte não me inspiram a menor confiança, e faz-me absoluta confusão como é que em tribunal se tomam decisões baseadas em depoimentos e testemunhos de pessoas que aparentemente de 5 em 5 minutos mudam de ideias e não era bem assim. Parece-me a mim e ao meu senso de "justiça" que se existe uma falha, ínfima que seja, num depoimento, se algo não bate certo, se algo não faz sentido... então, é porque há algo de podre no reino da Dinamarca.

Mas, por outro lado, a pressão dos media é lixada. Deve ser absolutamente esgotante para qualquer juíz ter pendurados nas janelas centenas e centenas de jornalistas a querer chover mais no molhado; ter uma opinião pública escabrosamente ignorante que num caso inteiro revolta-se apenas e só com o único réu que é conhecido porque apresentava programas na televisão; com uma lei com mais travões que um sistema ABS de último modelo...

Carlos Cruz pode ser pedófilo. Mas, Carlos Cruz também pode não ser pedófilo. Não sei. Ao longo da história desta nossa raça, já muitos criminosos se deixaram fugir, e já muitos inocentes pagaram pelo que não fizeram. Neste caso Casa Pia, a única coisa que sei é que mal consigo acreditar nas supostas "vítimas", que me parecem muitas outras coisas para além de vítimas, quando mais nos testemunhos de quem quer seja...

Entretanto, se, e na remota possibilidade de se vir a descobrir que Carlos Cruz é inocente (mais uma vez ressalvo que não sei, mas tenho uma opinião pessoal baseada naquilo que sinto quando vejo e oiço o que ele tem a dizer), a minha pergunta é: de quem vai ser a responsabilidade de uma vida destruída? É que os crimes, esses foram feitos há muito tempo e já nada se pode fazer, nem nada do que se faça irá mudar o que quem os sofreu passou. Mas isso não dá o direito, a ninguém, de atirar culpas sem saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário